sexta-feira, 2 de setembro de 2011

02.09.2011

Matéria - MÚSICA

PESQUISA SOBRE GILBERTO GIL

Compositor e cantor baiano (26/6/1942-), nascido em Salvador, Gilberto Passos Gil Moreira passa a infância em Ituaçu, no interior da Bahia. No início dos anos 60 já compõe, enquanto cursa administração na Universidade da Bahia.
Em 1962 tem pela primeira vez uma música gravada: Bem Devagar, com um conjunto vocal. Em 1965 casa-se com Belina e muda-se para São Paulo, onde tem um emprego na Gessy Lever. Participa do espetáculo teatral Arena Canta Bahia, de Augusto Boal.
Na televisão, em 1966, destaca-se no programa O Fino da Bossa, apresentado pela cantora Elis Regina, que consagra a sua Louvação. Grava o primeiro LP em 1967, ano em que ganha projeção nacional no III Festival da MPB da TV Record (SP) com Domingo no Parque.
A música traz elementos do tropicalismo, movimento que lidera junto com Caetano Veloso. Separa-se de Belina e passa a viver com a cantora Nana Caymmi. Em 1969 é preso pela ditadura militar e, acompanhado de Caetano, exila-se em Londres.
Volta em 1972, ano do LP Expresso 2222. Três anos depois lança Refazenda. Em 1977, após participar do Festival da Nigéria, grava seu disco mais black, Refavela. No início da década de 80 conhece a atual mulher, Flora.


Prêmios
• 3 de setembro de 2003
recebe o Grammy Latino prêmio de Personalidade do Ano - Miami
• Maio de 2005
recebe o Polar Music Prize do Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia[9]
• 15 de dezembro de 2006
é premiado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
• 11 de novembro de 2010
vence mais dois prêmios no Grammy Latino por 'Melhor Álbum de Música Popular

Brasileira' com 'BandaDois' e 'Melhor Álbum de Músicas de Raízes Brasileiras', por 'Fé na festa'.

Política
Em 1989, mesmo gravando, fazendo espetáculos e se envolvendo em causas sociais, elegeu-se vereador em Salvador, sua cidade natal, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com exatos 11.111 votos. Em 21 de março de 1990, filia-se ao Partido Verde (PV), como membro da Comissão Nacional Executiva.
Em janeiro de 2003, quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva tomou posse, nomeou-o para o cargo de ministro da Cultura, nomeação que originou severas críticas de personalidades como Paulo Autran e Marco Nanini em entrevistas à Folha de São Paulo.
Entretanto, permaneceu no cargo de ministro por cinco anos e meio. Deixou o ministério em 30 de julho de 2008 para voltar a dedicar-se com maior exclusividade à sua vida artística.












"Minha visão pessoal é que a cultura digital traz consigo uma nova idéia de propriedade intelectual, e que esta nova cultura de compartilhamento pode e deve informar políticas governamentais."









31.08.2011

Matéria - FILOSOFIA



SOBRE A NATUREZA DA FOLOSOFIA

Há muito tempo que se discute o estatuto cognitivo da filosofia, muito embora tenha se tornado uma disciplina em todas as universidades do mundo civilizado.

A modernidade filosófica contrapôs-se à tradição metafísica alegando a falta de um método seguro para que a filosofia se tornasse uma ciência verdadeira e útil como a matemática ou a física.

Qualquer reflexão sobre esta problemática é chamada hoje de metafilosófica, na medida em que consiste numa autoreflexão da própria filosofia sobre si própria e seu afazer, um metadiscurso sobre o discurso.

O fato é que ela não se tornou até agora uma ciência particular e seus cultores não ostentam unanimidade, nem quanto a seu objeto nem quanto ao método ou aos métodos que lhe seriam próprios.

A presente meditação pode então ser entendida neste sentido como um exame e uma proposta de um conceito de filosofia a partir de um exame do que é comum aos filósofos. Primeiro exercemos uma crítica sobre o giro epistemológico da filosofia contemporânea e alegamos que:

1) ao tentar fazer da filosofia uma ciência confunde-se seu estatuto cognitivo com seu estatuto científico;

2) que o conceito de ciência que tal atitude pressupõe é ideológico;

3) que mesmo dentro do âmbito antimetafísico desta atitude não se chegou a um consenso, nem se deixou de fazer metafísica em algum sentido.

Juan Adolfo Bonaccini - Doutor em Filosofia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
http://metacritica.ulusofona.pt/Sobre%20a%20naturaza%20da%20filosofia.pdf